DICAS

Aula remota? É educar para a vida!

By 17 de março de 2021No Comments

As TICs (Tecnologia da comunicação e da Informação) e as TACs (Tecnologia da Aprendizagem e do Conhecimento), implicam no surgimento de um novo paradigma na transmissão do conhecimento e, consequentemente, colocam novos desafios para educação. Sendo o objetivo de potencializar as capacidades humanas e, consequentemente, uma sociedade de progresso, as TICs e as TACs são consideradas essenciais para aprendizagem.

A tecnologia hoje já faz parte do mundo dos nossos estudantes, não tem mais como negar isso, neste contexto, aparece então o PLE (sigla em inglês, Personal Learning Environment que significa Ambiente Pessoal de aprendizagem) que se refere ao conjunto de elementos usados para a gestão das aprendizagens pessoais mediante as TICs: recursos, atividades ou fontes de informação, ferramentas, serviços, programas que permitem desenvolver as competências dos alunos. Através do desenvolvimento da PLE, trata-se de conectar o aprendizado consciente, formal ou não formal, com o aprendizado inconsciente, ou informal.

Como indica o relatório da UNESCO (2013) sobre o uso das TICs na educação da América Latina e Caribe, em termos de integração da conectividade à internet, em geral, são privilegiados os estabelecimentos educacionais de nível secundário sobre o nível primário.
Com um bom uso da TICs e das TACs usada por nossos alunos, afloramos a criatividade aumentando assim, suas capacidades técnicas para gerar novos conhecimentos e curiosidades, ampliando sua aprendizagem em todos os campos, trabalhando os diversos tipos de inteligências. Em relação a aprendizagem, o desenvolvimento do ambiente virtual permite contemplar a construção do conhecimento a partir de uma rede de relacionamentos que é permanentemente modificada, dependendo do interesse dos nossos alunos.

Agora nada mais nos exclui do mundo digital, pois os ambientes virtuais de aprendizagem vinculam o processo ensino-aprendizagem personalizado. Adaptando ás necessidades de cada aluno de nossa escola.

Prof.ª Elisangela Cristina Siqueira
Coordenadora Pedagógica
Ensino Fundamental II
Colégio Anchieta

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.