DICAS

Falando em Educação #novasprofissões

By 10 de fevereiro de 2020 março 5th, 2020 Sem comentários

Na última quinta-feira, sai de uma conversa ótima com a Alessandra Lippel, inovadora e futurista que possui uma canal fantástico de YouTube (Limão ou Limonada), sobre a relação educação e trabalho. Em especial, como preparar os alunos para as profissões do futuro, quando me deparei com este excelente artigo no Estadão sobre os “Desencontros entre Educação e Trabalho”.
Pesquisadores do mundo inteiro estão abismados com a diferença de percepção de futuro dos alunos jovens que ainda buscam carreiras tradicionais (engenheiro, administrador, advogado…) sem ver as novas tendências de robotização e digitalização e as oportunidades de trabalho que elas trazem. Esta diferença é ainda mais brutal em países como o Brasil, mas em países como Alemanha, boa parte dos mais jovens já se preocupa com as novas profissões.
É papel da escola, das famílias, das empresas, do governo buscar por uma reorientação destes jovens, abrindo a visão para as possibilidades, e os preparando, do ponto de vista emocional e técnico, para esta era de transformação.
Eu acho que estamos fazendo isto na nossa Escola!
Para quem quiser dar uma olhada no artigo vejam o link: https://opiniao.estadao.com.br/…/notas-e-informacoes,desenc…
Já a comunidade a Alessandra Lippel é: https://www.youtube.com/watch?v=ut7gdBUjr5Y
Marco Gregori
Diretor Geral