O mundo anda tão virtual que a dica #05 é o uso de simuladores, você já observou que temos simuladores virtuais para muitas coisas, simulador de corte de cabelo: você coloca sua foto e verifica como ficaria se mudasse a cor, o corte do seu cabelo, simulador de provador de roupa: você coloca suas medidas e o simulador te mostra se aquele tamanho e modelo te serve, incrível né?!
Na educação não é diferente, temos simuladores para várias situações, e eles, assim como os laboratórios nas escolas, ajudam os alunos a entenderem o funcionamento das coisas.
Vou apresentar duas opções para vocês conhecerem:
- O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da Universidade de São Paulo – USP, atualmente coordenado pela Faculdade de Educação. Nele você vai encontrar simulações feitas pela equipe do LabVirt a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos na seção “projetos educacionais” e respostas de especialistas para questões enviadas através do site.
- Fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman, o projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder cria simulações interativas gratuitas de matemática e ciências. As sims PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta.
Acesse através do link:
Boa semana!